MicroUniverso

        • Sistemas Integrados para Gestão Empresarial

        • MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

          A solução completa e definitiva para a sua loja de Materiais de Construção e Home Center.



        • COMÉRCIO ATACADO E ATACAREJO

          O ERP ideal com ferramentas que se adaptam a todos os desafios do seu Atacado ou Atacarejo.



        • LOJA DE EQUIPAMENTOS PARA RESTAURANTES, HOTÉIS E SEMELHANTES

          Tenha visões estratégicas para Lojas de Equipamentos, a fim de dar visibilidade aos seus principais produtos.



        • LOJA DE SUPRIMENTOS, PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS, PAPELARIA, PRESENTES E SEMELHANTES

          Uma ferramenta completa, que facilita o acesso à informação entre setores, tornando os processos mais intuitivos e bem embasados.



  • A MicroUniverso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Área do Cliente

A Lojas Buriti é uma empresa de materiais de construção do sul da Bahia que conta com duas grandes unidades nas cidades de Ilhéus e Itabuna. Com as atividades iniciadas em 1993, cresceu rapidamente e, em pouco tempo, passou a ser referência pelos consumidores da região.

A fim de profissionalizar a gestão dos processos internos e melhorar a integração entre as unidades e os setores das lojas, no ano de 2012, a empresa fechou uma parceria com a MicroUniverso e desde então conta com um software alinhado com as necessidades do mercado em que atua.

Acompanhe este case de sucesso e confira como as Lojas Buriti, com o auxílio do ERP MicroUniverso, conseguiram:

Continue a leitura!

O crescimento acelerado das Lojas Buriti

Com mais de 20 anos de atuação no comércio varejista de materiais de construção, a Lojas Buriti é líder de mercado no sul da Bahia e desde 2009 tem uma das marcas mais lembradas pelos consumidores na região. As duas lojas atendem atualmente cerca de 44 municípios da região cacaueira baiana e esse número expressivo representa muito bem o crescimento pelo qual a empresa passou nesse período.

Desde o início da expansão do negócio, os diretores viram a necessidade de implantar um ciclo de gestão que fosse capaz de estruturar e sistematizar todos os processos da empresa, das vendas, passando pela logística, até a consolidação dos resultados das lojas.

Luiz Marcel Ribeiro, diretor administrativo da Buriti, lembra que a urgência de um software surgiu da fundamental profissionalização da administração das lojas. “Nosso empreendimento cresceu e sentíamos a necessidade de interligar os departamentos, avaliar resultados em tempo real e aprimorar os controles das operações de cada setor.”, afirmou.

Foi com esse pensamento que, em 2012, fecharam a parceria com a MicroUniverso para utilização do ERP. Veja no tópico a seguir como isso aconteceu.

A parceria com a MicroUniverso

Profissionalizar a gestão das lojas exigia, além de processos bem definidos, o suporte de um sistema robusto e que fosse desenvolvido com foco no mercado de atuação da Buriti, o varejo de materiais de construção.

Quais eram os desafios?

Em poucas palavras, as Lojas Buriti precisavam de um software completo que:

  • facilitasse as operações de loja — vendas, logística etc.;
  • desse suporte para avaliar, analisar resultados e identificar pontos de melhoria;
  • permitisse a avaliação dos resultados em tempo real.

Além disso, como não existia uma integração entre os setores, havia muitas situações de retrabalho e uma enorme dificuldade para responder as perguntas relacionadas à lucratividade. “A falta de integração entre setores gerava um grande retrabalho nas operações, dificultando a análise do giro e retorno sobre o investimento de cada produto, dificuldade em saber qual a margem bruta dos pedidos de venda e resultado gerado por vendedor e categoria de itens.”, explicou Luiz Marcel.

Como a parceria foi concretizada?

No intuito de encontrar um sistema que ajudasse a solucionar todos esses desafios, os tomadores de decisões das Lojas Buriti consultaram outros lojistas e fizeram uma pesquisa intensa para encontrar uma solução, em meio a tantas no mercado, que de fato atendesse às suas necessidades.

Assim, passaram a conhecer o ERP MicroUniverso e tiveram a oportunidade de visitar lojas com o software já em funcionamento. Esse contato com empresas que já usavam o sistema na prática deu uma visão concreta sobre o seu impacto na gestão de uma organização e sobre as vantagens que as ferramentas do software podiam oferecer para um negócio.

Dessa forma, puderam comprovar que a solução da MicroUniverso era a que melhor se encaixava com os seus objetivos. “O ERP MicroUniverso é especializado no varejo, em especial de material para construção, atendendo a pontos característicos do nosso setor, como o controle de lote de pisos, os pedidos de compras, vendas e entregas.”, completou Luiz Marcel.

Outro fator decisivo para a escolha é que o software da MicroUniverso conta com recursos avançados para criação de contabilidade interna, gestão de caixa e resultados, com visões de Business Intelligence que permitem acompanhamento dos principais indicadores e da evolução do negócio.

As melhorias conquistadas com o ERP MicroUniverso

Com a implementação do ERP MicroUniverso e o desafio de aumentar a eficiência da gestão das lojas, a Buriti passou a controlar de perto a execução das operações. O acesso às ferramentas de fácil compreensão e uso intuitivo permitiu que cada departamento trabalhasse com um módulo especializado, com funções pertinentes às tarefas daquela divisão.

Lembrando que as informações de todos os setores são integradas, o que dá aos gestores uma visão mais estruturada do negócio, além de proporcionar um acesso muito mais ágil e confiável às informações desejadas.

Para se ter uma ideia, o sistema oferece a possibilidade de visualizar o desempenho das vendas em diversos períodos (vendas diárias, semanais, mensais etc.), os produtos mais vendidos, as cidades que recebem mais entregas e muito mais.

Luiz Marcel destacou também que o software já está no ar há mais de cinco anos e desde então vem passando por melhorias. À medida que o negócio evolui, a necessidade de recursos mais avançados também se intensifica — e cabe ao ERP se adaptar a essas demandas para continuar a exercer sua finalidade de organizar as informações dos fluxos de trabalho da empresa.

Por fim, Luiz Marcel ressaltou a importância de contar com ferramentas que possam auxiliar no crescimento do negócio. “Ter um negócio implica em estabelecer ferramentas de gestão para controlar a execução das operações e, assim, obter o máximo de eficiência. Com a implementação do ERP MicroUniverso, proporcionamos aos gestores uma visão sistêmica e segura do negócio, além de uma agilidade no acesso às informações, essencial para as tomadas de decisões.”, completou.

Podemos perceber, portanto, que o ERP MicroUniverso trouxe ganhos expressivos para a otimização da gestão das Lojas Buriti. Com o uso adequado da tecnologia e o acompanhamento minucioso dos processos que compõem o negócio, os diretores da empresa puderam tomar decisões com mais embasamento, favorecendo todo o planejamento estratégico e a saúde financeira do negócio.

Quer ter mais controle sobre os resultados do seu negócio? Sua loja já conta com um software para gestão empresarial? Entre em contato conosco e conheça o ERP MicroUniverso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *